Sobre Vila Velha

Cidade de vila velha

Vila Velha é uma cidade do estado do Espírito Santo, Brasil. Fundado em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo, figurando como a cidade mais antiga do estado, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual. É a maior cidade do Espírito Santo, à frente da capital, Vitória, contando com cerca de 414 000 habitantes (segundo dados do censo de 2010).

Tem um grande porte industrial, e é segundo o maior centro comercial do Estado, depois da capital, Vitória. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica.

A cidade Vila Velha é mais antiga do estado, possui construções do século XVI, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.

Economia

Porto de Vila Velha
Até 1995, chamava-se Cais de Capuaba. O porto recebe embarcações de vários países e atrai um fluxo de comercialização para o Espírito Santo.

Fábrica de Chocolates Garoto
Fundada em agosto de 1929, uma das maiores do país. No local, existe uma lojinha, onde podem ser comprados os famosos chocolates. Fica no bairro da Glória.

Polo de Moda Glória
Situado no bairro de mesmo nome, o Polo de Moda da Glória é uma excelente opção de passeio para quem vai às compras. São aproximadamente 900 lojas, daí porque é preciso ter disposição para andar pelo polo, que compreende várias ruas e dezenas de galerias. Lá, pode-se encontrar bijouterias, bolsas, cintos, moda praia, roupas em jeans, malhas e últimos lançamentos em tecidos. É um dos maiores centros comerciais da Região Sudeste e o maior do Estado.

Cultura

Museu Homero Massena
Funciona na casa onde morou por 23 anos o pintor mineiro que se fixou em terra capixaba. Um dos mais ilustres pintores do Estado. Este museu foi tombado pelo patrimônio histórico do Espírito Santo. Em seu acervo, vários objetos pessoais do artista. Na avenida Beira Mar, 273, Prainha de Vila Velha.

Teatro Municipal Elio Vianna
A antiga Sede da Prefeitura, projetada em 1960 pelo Arquiteto Elio Vianna, foi transformada em teatro em 1992, com capacidade para 322 pessoas, incluindo 10 camarotes.

Pontos turísticos

Gruta do Frei Pedro Palácios
É um vão formado pela natureza no monte onde fica o Convento da Penha. Segundo alguns historiadores, foi a primeira residência do frei Pedro Palácios. Ao lado da gruta, sobre uma pequena pedra, há uma imagem de Nossa Senhora da Penha.

Sítio Histórico da Prainha
Complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Ali se encontram o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente.

Santuário Divino Espiríto Santo
Construído em 1956, por Dom José Joaquim Gonçalves, ganhou este nome após Dom José receber uma inspiração para construir um santuário em honra ao Espírito Santo.

Ponte da Madalena
Construída em 1896, liga a reserva de Jacarenema à Barra do Jucu. Seu nome é em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música "Madalena do Jucu", de Martinho da Vila. A ponte passou por um processo de restauração recentemente, tornando-se o novo portão de entrada para a Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo. A reserva é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal Nº 056/83.

Museu Ferroviário
A antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo no qual sobressaem a velha Maria-Fumaça, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o quepe do agente, fotografias, entre outros.

Morro do Moreno
Tem 274 metros de altura, conta com local para pesca, rampa para voo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, com espessa mata virgem à volta; possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa. Orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, onde muitas pessoas vão para tirar fotos, fazer piqueniques ou caminhadas.

Farol de Santa Luzia
Construído em 1870, fica no final da Praia da Costa. Mede 12 metros de altura, com 9 m² de base. Sua luz, produzida por lâmpada de 3000watts, atinge 17 milhas marítimas. É necessário agendar para visitá-lo.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Espírito Santo criou o Encontra Vila Velha.

Blog do Guia da Cidade de vila velha

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de vila velha por e-mail
 

Limites - Cidades Vizinhas

Cariacica, Guarapari, Viana e Vitória.

Dados Principais sobre Vila Velha

Aniversário: 23 de maio
Fundação : 1535
Gentílico: vila-velhense ou canela-verde
Area: 208,820 Km²
População 414 586 hab. (2010)
IDH 0,817 - elevado
Prefeitura Vila Velha

Brasão de vila velha
Brasão de Vila Velha

Bandeira de vila velha
Bandeira de Vila Velha

Vídeo sobre a cidade de Vila Velha
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Vila Velha

Mapa de Vila Velha

 

Moradores ilustres de Vila Velha

 

   

  Sobre o EncontraVilaVelha
Fale com EncontraVilaVelha
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Vila Velha no Facebook siga o Encontra Vila Velha no Twitter Encontra Vila Velha no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade